A taxa de candidatura é obrigatória e paga diretamente para as universidades em Portugal. Nós te ajudamos a realizar a transferência.
Todas as universidades em Portugal são pagas, sejam elas públicas ou particulares. Os valores do cursos são apresentados POR ANO, podendo ser parcelados.
Os requisitos de candidaturas variam de acordo com universidade e curso, sendo divulgados todos os anos nos respectivos editais de candidaturas.
Carta de Motivação; Fotocópia do Passaporte; Diploma da Graduação Superior; Histórico Escolar da Graduação Superior; Curriculum Vitae entre outros.
A entrevista poderá ser feita de forma online, na língua em que o curso é ministrado. Se o curso for lecionado em inglês, a entrevista também será.
Ao ser aprovado, deverá pagar a taxa de matrícula para obter a sua carta de aceitação. A carta de aceitação e o comprovante de rendimentos são os documentos principais para que possa requerer o seu visto de estudos de Portugal.
Apostila de Haia é um selo que você deve obter em um cartório no Brasil. Este selo autentica um documento para que tenha validade internacional. Você pode ver mais informações sobre Apostila de Haia aqui neste link.
O NIF equivale ao CPF do Brasil, ou seja: você precisa dele para que possa fazer uma conta de celular, um contrato de aluguel ou até mesmo abrir uma conta bancária. Não é obrigatório que tenha um NIF antes de chegar aqui, mas isto irá facilitar as coisas para você. Também, você deverá apresentar um NIF na sua entrevista do SEF para que possa obter a sua autorização de residência.
Taxas de candidaturas, taxa de matrícula/inscrição e seguro escolar, taxas de pedido de aproveitamento de disciplinas (se aplicável),
custos com documentação, correios, material escolar, taxas consulares e etc. Além disso, outras despesas inerentes ao processo, como passagens aéreas, alojamento (moradia), transporte, alimentação, saúde e lazer.
As residências das universidades fazem parte dos programas de Assistência Social e são destinadas a estudantes portugueses bolsistas. Algumas universidades aceitam candidaturas de estudantes internacionais nas vagas remanescentes, mas a grande maioria dos estudantes fica em residências estudantis particulares, quando não estão acompanhados de familiares. Ambas opções não são gratuitas.
Sim, é necessário comprovar que você tem os meios financeiros para se manter em Portugal durante o período dos estudos. Os Consulados de Portugal exigem a Declaração Anual de Imposto de Renda, em nome do responsável financeiro ou do estudante, com o valor anual mínimo de 705€ x 12 meses. (O valor em real varia com o câmbio).